Translate

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Anatomia em partes

TESTÍCULOS:

O testículo é um órgão par (direito e esquerdo), situado numa bolsa músculo-cutânea, denominada escroto, a qual está localizada na região anterior do períneo, logo por trás do pênis. Cada testículo tem forma ovóide, com o grande eixo quase vertical, e ligeiramente achatado no sentido lateromedial, do que decorre apresentar duas faces, duas bordas e duas extremidades.

As faces são lateral e medial, as bordas anterior e posterior e as extremidades superior e inferior. O testículo é envolto por uma cápsula de natureza conjuntiva, branco-nacarada que se chama túnica albugínea. A túnica albugínea envia para o interior do testículo delgado septos conhecidos como séptulos dos testículos, os quais subdividem-nos em lóbulos.

Nos lóbulos dos testículos encontramos grande quantidade de finos longos e sinuosos ductos de calibre quase capilar, que são denominados, túbulos seminíferos contorcidos. São nesses túbulos que se formam os espermatozóides.

EPIDÍDIMO:


O epidídimo consiste em um delgado ducto, com aproximadamente 4 a 6 m de comprimento, altamente contorcido, dobrado em um espaço de somente 7 cm de comprimento,responsável pela coleta e armazenamento dos espermatozoides produzidos nos testículos. Situa-se posteriormente ao testículo, no interior do saco escrotal.

Quando os gametas masculinos saem da rede testicular, através de 10 a 20 túbulos curtos, conhecidos como ductos deferentes, estes acabam fundindo-se com o epidídimo. Esta estrutura pode ser dividida em três partes: cabeça, corpo e cauda.

A cabeça(caput) é composta pela junção dos ductos deferentes, torna-se intensamente espiralada e se continua com o corpo (corpus), igualmente muito espiralado. A porção distal da cauda, local onde fica armazenado espermatozoide por um breve período de tempo, perde as convoluções e se continua com o ducto deferente.

DUCTO DEFERENTE:

O ducto deferente é um longo e fino tubo par, de paredes espessas, o que permite identificá-lo facilmente pela palpação, por se apresentar como um cordão uniforme, liso e duro, o que o distingue dos elementos que o cercam, que são de consistência muito branca.

Próximo à sua terminação o ducto deferente apresenta uma dilatação que recebe o nome de ampola do ducto deferente.Além do ducto deferente, ele é constituído por artérias, nervos, veias e linfáticos.

DUCTO EJACULATÓRIO:

É um fino tubo, par, que penetra pela face posterior da próstata atravessando seu parênquima para ir se abrir, por um pequeno orifício no colículo seminal da uretra prostática, ao lado do forame do utrículo prostático. Estruturalmente o ducto ejaculatório assim como a vesícula seminal, tem a mesma constituição do ducto deferente, apresentando três túnicas concêntricas: adventícia, muscular e mucosa.

VESÍCULA SEMINAL:

As vesículas seminais são duas bolsas membranosas lobuladas colocadas entre o fundo da bexiga e o reto, obliquamente acima acima da próstata, que elaboram um líquido para ser adicionado na secreção dos testículos. Tem cerca de 7,5 cm de comprimento. A face ventral está em contato com o fundo da bexiga estendendo-se do ureter à base da próstata.

As vesículas seminais secretam um líquido que contém frutose (açúcar monossacarídeo), prostaglandinas e proteínas de coagulação (vitamina C). A natureza alcalina do líquidoajuda a neutralizar o ambiente ácido da uretra masculina e o trato genital masculino que, de outra maneira, tornaria inativos e matariam os espermatozóides. O líquido secretado pelas vesículas seminais normalmente constitui 60% do volume de sêmen. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário